A ARGUMENTAÇÃO E O POLÍTICO NO TEXTO JURÍDICO: A IMPRENSA NUMA AÇÃO INDENIZATÓRIA

A ARGUMENTAÇÃO E O POLÍTICO NO TEXTO JURÍDICO: A IMPRENSA NUMA AÇÃO INDENIZATÓRIA
Por Maria Fernanda Faccipieri Silva

Resumo:
Este trabalho desenvolve-se sob a perspectiva teórico-metodológica da Semântica do Acontecimento e tem por objetivo compreender o funcionamento da argumentação e da designação na linguagem, mais especificamente, analisar como funciona a argumentação jurídica. Utilizamos como corpus um processo jurídico caracterizado como Ação Indenizatória, por meio do qual os requerentes solicitam a interdição de um site em que foram ofendidos anonimamente no chamado “Fórum”, e o conseqüente pagamento de indenização.
Em um primeiro momento da análise, estabelecemos duas cenas enunciativas a partir do corpus analisado, caracterizadas pela cena do tribunal e pela cena do site. Através desta análise foi possível observar como se dá a orientação argumentativa ao mobilizarmos os locutores e os memoráveis presentes, assim como, estabelecer como funciona o anonimato nessa cena enunciativa. Para isso, fizemos uma relação entre o silêncio e o boato, estudado por Orlandi2 (mmeo), e o anonimato presente no “Fórum”, de forma que foi possível concluir a partir da caracterização da cena a não presença desse caráter anônimo.
Em um segundo momento, lançamos mão do conceito de Domínio Semântico de Determinação para observar como se dá a designação de “Fórum”, espaço que movimenta a ação. Observamos uma relação de antonímia presente na designação do mesmo, que o caracteriza ora como um espaço para ofensas ora como um espaço para denúncias, e que por meio das designações e dos memoráveis na relação com a cena enunciativa, orientam a argumentação em favor da interdição do site, assim como o pagamento da indenização aos requerentes.

Palavras-chave: anonimato, autoria, acontecimento, político, designação.

A dissertação encontra-se no site da PPGL
http://www.ppgl.ufscar.br/novo/arqs/resumos/1308137538_029_mariaffs.pdf

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *