VIII Jornada de Políticas Linguísticas e Jornada de Semântica, Argumentação e Escravidão

Atualmente os pesquisadores da UEHPOSOL (alunos com iniciação científica, alunos de pós-graduação e professores) desenvolvem pesquisas vinculadas ao projeto de pesquisa intitulado “Argumentação, Textualidade e designação na Semântica do Acontecimento: Os sentidos nos diferentes modos de escravidão. ” (FAPESP-Processo número 2015/16397-2).

Dentre as atividades previstas pelo projeto de pesquisa acontecerá no dia 15 de junho de 2016, no auditório da Educação Especial, a VIII Jornada de Políticas Linguísticas e Jornada de Semântica, Argumentação e Escravidão, com presença da Profª. Dra. Ana Josefina Ferrari (UFPR), da Profª. Sheila Elias de Oliveira (UNICAMP) e da Profª. Dra. Mónica Zoppi-Fontana (UNICAMP).

Na parte da manhã faremos um grupo de trabalho com os pesquisadores da UEHPOSOL e com os professores convidados aberto ao público, em que se discutirão os seguintes temas: Escravidão, argumentação, designação e enunciação. Na parte da tarde acontecerão as conferências com as professoras convidadas. Em breve daremos mais informações. Também acontecerá a exibição do vídeo “O nome Indígena: Uma questão de identidade.”

Ana Josefina Ferrari

Pós Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas com a pesquisa “Memória de mulheres quilombolas: análise das falas de mulheres quilombolas da comunidade de Batuva – Guaraqueçaba – Paraná”. (2013-2014), com bolsa CNPq processo número:503701/2012-2 . Participa do Grupo de pesquisa “Mulheres em Discurso” cadastrado no CNPq. Doutora em Lingüística na área de Análise do Discurso na Universidade Estadual de Campinas. Ficou por um período de quatro meses consultando a biblioteca da Michigan State University (MSU) -East Lansing- EUA e estabelecendo contatos com o grupo de pesquisas do Professor Peter Beattie. Realizou doutorado sandwich, durante dois meses, financiado pela CAPES, na Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA) trabalhando com a Professora Maria Marta Garcia Negroni. Possui título de graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente em análise do discurso e em língua espanhola. Na área de Análise do Discurso desenvolve sua pesquisa estabelecendo um diálogo com a semântica do acontecimento, com a historia e a antropologia trabalhando fundamentalmente na analise de corpus relacionados com comunidades quilombolas do Litoral Paranaense. Publicou o livro A Voz do Dono, editora Pontes 2006, Hacia el Español, editora Educarte 2006, Ensaios de Língua e Literatura Hispanoamericana Ediunioeste 2003 e vários artigos. (Fonte: Currículo Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/6453006615547428 Acesso em: 24/05/2016).

Sheila Elias de Oliveira

Professora da área de Semântica e Pragmática no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2010. Sua atividade de pesquisa tem se desenvolvido nos domínios de Semântica da Enunciação, História das Ideias Linguísticas, Estudos lexicais e Análise do Discurso. Coordena o Grupo de Pesquisa LED – Léxico, Enunciação, Discurso, cadastrado no CNPq. É membro do Centro de Pesquisa PoEHMaS – Política, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidade. Iniciou sua formação profissional com a Licenciatura em Letras – Inglês realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (1992-1995). Concluiu Mestrado em 1998 e Doutorado em 2004, ambos no Curso de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, realizou estudos em programa de doutorado-sanduíche na École Normale Supérieure/Lettres et Sciences Humaines de Lyon. Em 2008, realizou pesquisa de pós-doutorado na mesma instituição francesa. Entre 2002 e 2010, foi professora de Linguística do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no Paraná. (Fonte: Currículo Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3087485515291813 Acesso em: 24/05/2016).

Mónica Graciela Zoppi-Fontana

Concluiu Bacharelado em Letras – Universidad de Buenos Aires (1988) e Licenciatura en Enseñanza Media Especial e Superior en Letras – Universidad de Buenos Aires (1985); é Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professora Livre-Docente do Departamento de Lingüística, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Lingüística, com ênfase nas especialidades de Semântica da Enunciação, Análise do Discurso e História das Idéias Lingüísticas. É pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Urbanos (LABERUB), NUDECRI/UNICAMP e participa do quadro docente do Mestrado Multidisciplinar em Jornalismo Científico e Cultural, IEL/LABJOR, UNICAMP. Participou em Programas Estaduais e Municipais de Formação Continuada de Professores em Língua Portuguesa e coordenou ambientes virtuais de educação à distância, nas modalidades de extensão e de ensino. Tem experiência na produção de material didático multimídia. De 2004-2010 coordenou um projeto de intercâmbio científico entre a UNICAMP-USP-UBA no programa Centros Associados Brasil-Argentina, financiado pelas CAPES-SPU. Atualmente é executora pel Unicamp do convênio MULTIELE ERASMUS: “Máster internacional para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira” e de convênios de cooperação científica com a Université de Paris 13 e a Université de Reims, França. Sua pesquisa aborda as temáticas da enunciação e dos processos de subjetivação, em particular relacionadas às questões de gênero, de políticas linguísticas e da argumentação. Tem trabalhado nos campos do saber urbano e linguagem, do discurso político e jurídico e da divulgação científica. (Fonte: Currículo Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/7362916685511754 Acesso em: 24/05/2016).

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