DESIGNAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM UMA AÇÃO POPULAR DA CIDADE DE SÃO CARLOS

DESIGNAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM UMA AÇÃO POPULAR DA CIDADE DE SÃO CARLOS
Por Marcela Codognatto Canassa

Resumo:
Este trabalho desenvolve-se sob a perspectiva teórico-metodológica da Semântica do Acontecimento e tem por objetivo compreender o funcionamento da designação na linguagem, mais especificamente, analisar como funciona a argumentação jurídica pelas designações.
Tomamos como objeto de análise um processo jurídico caracterizado como Ação Popular, por meio da qual os locutores requerentes solicitam a preservação da praça pública Coronel Paulino Carlos de Arruda Botelho, onde os requeridos estavam construindo pontos comerciais fixos para o comércio ambulante.
No embate das designações constatamos que há duas relações de antonímia neste processo jurídico que mobilizam a argumentação. Uma ampla, que se dá entre as enunciações dos locutores requerentes e requeridos; e uma outra mais específica, a qual
ocorre no interior da enunciação dos locutores requerentes que, por meio das designações e dos memoráveis, orientam a argumentação em favor da preservação da Praça Coronel Paulino Carlos como patrimônio histórico da cidade, mantendo assim, a praça como espaço de preservação da identidade local.

Palavras-chave: Semântica; acontecimento; designação; argumentação; texto
jurídico.

A dissertação pode ser encontrada no site do PPGL
http://www.ppgl.ufscar.br/novo/arqs/resumos/1308081792_004marcelacanassa.pdf

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *