O ensino de língua espanhola nas escolas

No dia 5 de agosto de 2005, o então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei n° 11.161, que tornou a oferta da disciplina de língua espanhola obrigatória em todas as escolas públicas e privadas do Brasil. Essa lei determina que a implantação do idioma como disciplina optativa deveria ocorrer em até cinco anos a partir da data de aprovação da lei, o que implica que, no ano atual, as escolas já deveriam estar oferecendo o espanhol para todos os alunos. Entretanto, por conta de inúmeros desafios enfrentados pelo ensino de línguas diferentes do inglês — desde a formação de professores até a difusão do idioma na cultura brasileira —, a maioria das escolas ainda não disponibiliza o ensino do espanhol para seus alunos.

A UEHPOSOL entrou em contato com onze escolas estaduais da cidade de São Carlos — são elas a E.E. Dona Aracy Leite Pereira Lopes, a E.E. Gabriel Félix Amaral, a E.E. Jesuíno de Arruda, a E.E. Marivaldo Carlos Degan, a E.E. Orlando Perez, a E.E. João Jorge Marmorato, a E.E. Sebastião Oliveira Rocha, a E.E. Prof. Andrelino Vieira, a E.E. Prof. Luiz Augusto Oliveira, a E.E. Prof. Álvaro Guião e a E.E. Prof. Archimedes Aristeu Mendes de Carvalho — para perguntar sobre o ensino do idioma para seus alunos, e somente a E.E. Prof. Álvaro Guião oferece o ensino do espanhol. Da E.E. Gabriel Félix Amaral, inclusive, recebemos a informação de que a escola optou pela língua inglesa em vez   da espanhola — lembrando que a lei exige que sejam ofertados dois idiomas estrangeiros, sendo um obrigatório e outro optativo.

A E.E. Álvaro Guião, por outro lado, foi a única escola que confirmou a presença de uma professora de línguas, e que não só o espanhol é ofertado, mas também o francês e o inglês. Mas a disciplina obrigatória é apenas o inglês, enquanto as demais são optativas — a escola oferece cursos à parte no Centro de Ensino de Línguas, com três turmas de espanhol com 50 alunos cada uma, totalizando 150 alunos na disciplina. Contudo, ao compararmos com o número de escolas que ainda não ofertam o idioma, podemos observar que ainda existem muitas dificuldades de adaptação à nova lei, mesmo após quase dez anos. Como se vê, não basta decretar a existência de uma língua e modificar a política linguística, pois o espanhol ainda não é ofertado comumente nas escolas de São Carlos, como prevê a lei.

Para ler a Lei Federal 11.161 de 2005 na íntegra, clique  aqui  .

Texto por: Giovana Moretti e Gustavo Tapia.