PUBLICAÇÕES: A Unidade de Pesquisa disponibiliza textos eletrônicos.

1. Argumentação, Topos e Polifonia

Aliás: argumentação, polifonia e topos na linguagem, publicado na Revista Signo e Sena, em Buenos Aires, Argentina, nº 9, focaliza enunciados do português com aliás, com o objetivo de caracterizar essa forma com base na Teoria Polifônica da Enunciação, cuja análise é ampliada com a formulação da Teoria do Topos (1989 e 1995).

2. Performatividade e Interdiscursividade

Artigo publicado na Revista Brasileira de Letras, nº1, na linha da Semântica Histórica da Enunciação, trata da performatividade mostrando que ela se fundamenta em outras enunciações distintas daquela em que se produz e é por estas sustentada, considerando a ação a partir das posições do sujeito e da interdiscursividade. Nesse sentido a performatividade é histórica.

3. Argumentação, Cena Enunciativa , constituição dos lugares pelo funcionamento enunciativo, a prática política da linguagem.

Artigo publicado no Livro “Questões de Lingüística”, publicado pela Editora da Universidade de Passo Fundo. Trata das enunciações e como o dizer expõe a desigualdade nas práticas de linguagem. Para isso, trabalha-se com o conceito de Cena Enunciativa (Guimarães, 2000, p.12), tratando da constituição dos lugares pelo funcionamento da língua no jornal.


4. Orelha do livro “Argumentação e Interdiscursividade: um estudo do como se na lei e na jurisprudência-o caso do concubinato”

Orelha do livro “Argumentação e Interdiscursividade- um estudo do “como se” na lei e na jurisprudência: o caso do “concubinato”, publicado pela Editora Mercado Aberto- Porto Alegre e Editora da UFSCar.

5. Resenha do mesmo livro, escrita por Luiz Francisco Dias, em 2000. 

Resenha do Livro “Argumentação e Interdiscursividade: um estudo do como se na lei e na jurisprudência- o caso do concubinato” de Luiz Francisco Dias, escrita em 2000.

6. Terceiro Enunciador para Explicar a Ironia.

Artigo publicado no Caderno de Estudos Lingüísticos do IEL em homenagem a Oswald Ducrot – propõe um terceiro enunciador para explicar a ironia. A proposta foi endossada por Oswald Ducrot.

7. Argumentação e Política de Língua na Matéria “Povo-Fala” na TV.

Resumo de comunicação apresentada no Congresso Internacional “Políticas Culturais e Integração Regional, apresentado em Buenos Aires, Argentina.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *