Criação da UEHPOSOL

A Unidade de Pesquisa em Estudos Históricos Políticos e Sociais da Linguagem (UEHPOSOL) foi criada em 2001, na sequência, em 2002, desenvolveu-se o projeto de grupo Estudos Históricos Políticos e Sociais da Linguagem: Noção de “povo” em diferentes filiações e diferentes áreas da lingüística e arte tendo como convergência a noção de discurso. Participaram do grupo os pesquisadores e respectivos trabalhos:

Profª. Drª. Gladis M. de B. Almeida: Povo no Dicionário e no Jornal: Relação de Sentidos (UFSCar – DL)

Profº. Dr. João Carlos Massarolo: O cinema de Retomada e a Representação de Povo (UFSCar – Imagem e Som)

Profª. Drª. Soeli M. Schreiber da Silva: O Político na Argumentação: Análise de Matéria Jornalística Povo-Fala na Televisão (UFSCar – DL)

Profº. Dr. Valdemir Miotello: Povo Enquanto Palavra. Construção de uma Identidade (UFSCar – DL)

Profª. Drª. Vanice M. O. Sargentini: Identidade do Trabalhador no Imaginário do Povo 

Pesquisadora Visitante: Profª. Drª. Eni Orlandi: A Noção de Povo que se Constitui em Diferentes Discursividades no Brasil

Com essa pesquisa instalamos a Unidade de Pesquisa como suporte para a criação da pós-graduação em Lingüística. Constituimos estudos e pesquisas convergindo para a Análise do Discurso nas diferentes áreas e linhas de pesquisa nas quais atuamos. Os resultados de nove pesquisas têm uma identidade que nos põe em relação com a nomeação do nome Unidade. Essa articulação deu-se por meio do nosso projeto específico em torno de noção de povo; visamos integrar novos pesquisadores num espaço comum de questões, mas de maneira a distinguir cada uma das áreas de trabalho dos componentes da equipe.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *